Guia Gastronômico do Chile

Você pode ver todos os posts sobre o Chile neste link

—————————————————————————————————————————

Antes de tudo vou falar que me decepcionei um pouco com a gastronomia chilena, talvez as altas expectativas não ajudaram. Outra coisa que você também precisa saber é: comer no Chile é caro! Sim, é comum pagar mais de 50 reais em cada prato e mesmo assim não sair 100% feliz.

Mas como a gente gosta de dicas, vou contar as minhas experiências.

Comidas Rápidas/Bares e Petiscos

El Rapido, Bandera 347, foi o primeiro contato a culinária chilena. Ele fica bem ao lado do Museu Precolombino e vende basicamente empanadas. Sabe aquelas empanadas argentinas? Então, nada a ver hahahahaha ela parece mais com o nosso pastel. O nome do restaurante não é por acaso, o atendimento realmente é ágil e eficiente. No sábado, a primeira vez que fomos, ainda tinha umas banquetas, mas nas outras duas vezes que estivemos lá durante a semana, nem isso. É pedir no balcão, pagar e tchau. Provamos diversos sabores e a minha preferida foi de Pino, que é como se fosse uma carne louca bem temperadinha uma delícia e esse vinagrete que aparece na foto é bem apimentada e eu amei! A empanada de camarão também é gostosa e a cerveja Cristal de lá é uma das melhores e mais geladas da cidade, vale a pedida. Dica: Os sucos de frutas vermelhas ou framboesas são bem famosos em Santiago e no El Rapido é uma delícia e super baratinho! Resumindo é um lugar que eu recomendo de olhos fechados, bom, barato e bem típico, é raro ver turistas por lá.

IMG-0706Radicales, Monjitas 578, ficava bem na esquina do nosso apartamento e olhando de fora você não entende muito bem do que se trata, é bar? loja? galeria? cinema? restaurante? Sim, um pouco de tudo isso com muita ironia, política e politicamente incorreto também hahaha. Recomendo lá por ser um lugar bem jovem e totalmente diferente do que estamos acostumados aqui no Brasil. Sempre tem promoções de drinks, cada dia um diferente, tem diversas opções de chopp e para comer há porções e hambúrgueres, dividimos um que era grande e bem gostoso. Sobre o chopp chileno? Nenhum é muito bom, melhor focar no pisco mesmo. O preço é ok e vale muito a visita!

Pizza Central, Monjitas 608, também ficava do lado de onde estávamos e pizza é sempre uma boa opção quando você já andou milhares de quilômetros e não quer sair pra jantar. É só passar no mercado, comprar um ótimo vinho que sairá por menos de 20 reais e pegar essa deliciosa pizza em seguida! O lugar é bem pequeno mas dá para pegar um pedaço ou alguns pedaços e comer no balcão, ou levar inteira pra casa. Vale dizer que é a maior pizza que vi na vida, a maior mesmo! Ela tem estilo americano e é muito boa, achei justo pagar cerca de 50 reais por uma pizza que durou o jantar e serviu de café da manhã. A de peperoni é muito boa e tem uns azeites aromatizados lá que são ótimos para incrementar a pizza.

IMG-2690

Patio Bellavista – Backstage Providencia, você acha que só junkie food vive o homem? Nada disso! Do bairro que estávamos, Centro/Lastarria é cerca de 10, 15 minutos de uma caminhada com uma paisagem bem bonita até o Patio Bellavista, que é como se fosse uma praça de alimentação ao céu aberto. Lá é bem gostoso, dá vontade de sentar em cada um dos restaurantes e aproveitar o raro sol da cidade. Foi exatamente por causa do sol que escolhemos o Backstage e também porque ele estava bem cheio e realmente não nos decepcionamos. Vale um adendo, um não sou fã de peixe, muito menos cru, mas esse ceviche era dos deuses, maravilhoso mesmo, então se quiser provar pelo menos um em Santiago, essa é a opção que eu tenho certeza que QUALQUER pessoa do mundo vai gostar. Pedimos mais um petisco e um vinho e o valor foi o esperado, caro mas não absurdo.

Restaurantes

BocanarizJosé Victorino Lastarria 276, se você já está pesquisando sobre a capital chilena, certamente esse restaurante já apareceu no seu radar. Amante de vinhos ou não, eu recomendo a visita, o cardápio não é muito extenso, mas a carta de vinhos é de chorar de tão linda. Nessa foto que parece que estou #chateada, estava lendo as etiquetas das taças, lá há um esquema de degustação muito bom, são sempre três vinhos com características que se completam, por exemplo, eu escolhi algo como clássicos chilenos e meu marido escolheu um de novas uvas e nessas etiquetas vem o produtor, o ano e a uva, legal, né? Sobre as comidas, só petiscamos, na primeira vez pedimos essa tábua de queijos andinos deliciosa e da segunda vez empanadas, essas sim parecem com as argentinas e são igualmente boas. Dica: peça ao garçom para visitar a adega! É uma experiência maravilhosa ❤

Galindo, Dardignac 98, pertinho do Patio Bellavista, o Galindo é uma rara opção de comida farta, boa e barata da capital chilena. Ele é sempre cheio e tem motivos para isso! Sabe aquele ambiente familiar com comida caseira? Lá é assim, eu pedi um Lomo a Lo Pobre que é um prato bem típico de lá e comum na mesa dos brasileiros, carne batata frita e ovos, veio esse prato IMENSO e delicioso, gema molinha, carne boa, amei! Meu marido pediu um salmão com purê picante que era maravilhoso e obviamente que comeu metade do meu prato também. A carta de vinhos é simples, mas com preços justos.

IMG-2722

Sur Patagónico José Victorino Lastarria 96, meu restaurante preferido de Santiago, sério! Chegamos meio tarde, quase 22h e já estava bem vazio (aliás, quem está acostumado com SP, os restaurantes chilenos fecham mais cedo) de entrada pedimos o camarão a pil pil que chega fervendo no azeite com um toque apimentado que amei. E os pratos foram um frango com molho de espinafre e batatas variadas pra mim e garrón de cordeiro com purê de feijão pro Leo, a minha escolha foi de chorar de tão boa, sério! Tudo perfeito, bem temperado, o melhor prato que comi por lá. Também pedimos esse Syrah da foto que foi uma das melhores garrafas da viagem (eu acho né? consumimos nessa viagem em média duas garrafas por dia, então muita opção né? hahaha)

Vinícolas

Como eu disse aqui almoçamos em duas vinícolas, a Concha Y Toro e a Indómita, da primeira eu nem fotos tenho de tão desmaiada de fome que eu estava hahahaha, mas meu prato era bom, carne com batatas e um molho gostoso, o salmão do meu marido estava melhor ainda, a dica lá é pedir os vinhos em taça das garrafas que você tem vontade de degustar, já que é um preço bom e ajuda a escolha na hora da compra. O restaurante é bem bonito, aconchegante e fecha com chave de ouro o passeio.

Na Indómita, meu deus do céu que lugar maravilhoso, você almoça olhando as parreiras, é lindo de doer! Meu prato, um risoto de quatro queijos maravilhoso na foto e sem gosto nenhum, sério que DECEPÇÃO! Amigos, se vocês se decepcionam com pessoas e ficam mal, isso acontece comigo quando espero muito de um prato, nossa eu queria chorar hahahaha Mas para compensar, o prato do meu marido estava divino, salmão (pra variar!) com batatas e pesto. Se eu recomendo você ir sim, muito! Vale pela vista, pelos vinhos e também porque não há nenhuma outra opção nas proximidades dessas duas vinícolas hahahah.

Vale saber: O melhor de todos esses restaurantes foi o atendimento, sério! Os chilenos são extremamente educados, atenciosos e simpáticos, por isso vale calcular pelo menos uns 10% do valor ou deixar alguma nota de gorjeta.

 

5 comentários sobre “Guia Gastronômico do Chile

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.